O Projeto “Um Olhar para o Bosque” é destaque em Goiânia

O Projeto “Um Olhar para o Bosque” nasceu em um momento importante para a sociedade goiana, uma vez que o Bosque dos Buritis e o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foram totalmente revitalizados. É uma iniciativa da ENEC Engenharia, com apoio da URBS-RT, visando unir arte, natureza e construção civil.Artistas recriam o Bosque dos Buritis

Começou no último dia 14 de setembro, o primeiro vernissage do Projeto Cultural “Um Olhar para o Bosque”. Carlos Sena e Divino Sobral foram a primeira dupla a apresentar novas formas e contornos para o mais tradicional parque de Goiânia, no stand de vendas do Park Design Art Home (Rua 1, atrás do Ateneu Dom Bosco, Setor Oeste). A entrada é franca.

O Projeto “Um Olhar para o Bosque” nasceu em um momento importante para a sociedade goiana, uma vez que o Bosque dos Buritis e o Museu de Arte de Goiânia (MAG) foram totalmente revitalizados. É uma iniciativa da ENEC Engenharia, com apoio da URBS-RT, visando unir arte, natureza e construção civil.

“Como estamos lançando um empreendimento imobiliário a seus arredores, decidimos abraçar esta causa, estimulando que os artistas repercutam a importância de a sociedade preservar e cuidar de seus parques”, disse Judas Tadeu André, um dos diretores da construtora.

Sob a produção cultural de Eliane Miclos, um time de peso das artes plásticas foi convidado para criar trabalhos exclusivos para o projeto. São eles: Pitágoras Lopes, Divino Sobral, Carlos Sena, Luiz Mauro, Selma Parreira, Rosa Bernardo, Roosevelt de Oliveira e Ediney Antunes.

Durante vários dias, eles voltaram os olhos para o Bosque dos Buritis, captaram imagens fotográficas com base em sua sensibilidade e fizeram nelas intervenções artísticas. O resultado são os belos trabalhos que serão apresentados ao público em quatro vernissages realizados até o final de outubro com duplas de artistas.

Sena apresentou a obra que batizou como “Espelhos de Veredas”, composta de oito imagens construídas com base nos diversos espelhos de água que refletem as paisagens do bosque. Já Sobral escolheu uma goiabeira do Bosque dos Buritis como centro da obra e a recobriu com fios de lã captar a imagem, que agradou a comunidade artística. A fotografia será publicada no livro “30 Artistas Contemporâneos Brasileiros”, de Enock Sacramento, a ser lançada neste ano.

O diretor da URBS-RT, Ricardo Teixeira, um dos idealizadores do projeto juntamente a Enec Engenharia, lembra que as obras são um presente para Goiânia, uma vez que elas serão doadas para o Museu de Arte Goiano (MAG). “Será a visão dos artistas que se perpetuará, despertando também o orgulho entre os moradores”, diz.

Os trabalhos de Carlos Sena e Divino Sobral continuarão em exposição aberta ao público até o final do mês de setembro, no stand de vendas do Park Design Art Home.

Comunicação Sem Fronteiras, por Raquel Pinho

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário